Music Video:FIDELITY (by Regina Spektor)

Music Video Code provided by Video Code Zone

Resumo aqui meus pensamentos, descobertas, frustrações, alegrias, tristezas, desejos... escrever para mim é terapia.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Preparação para o Ano Novo

Oshôgatsu no Jyumbi - Preparação para o Ano Novo
Por ser tratar de um país cristão, no Brasil costuma-se dar mais importância a Festa do Natal do que a de Ano Novo, diferente do Japão onde a religião predominante é o budismo. Embora, nos últimos anos tem se observado que a festa de Natal está sendo incentivada mais como uma festa para a troca de presentes, o Oshogatsu (Ano Novo) é muito importante para os nipônicos. A preparação para esta celebração começa no mês de dezembro,que no calendário lunar japonês, é chamado de "shiwasu", já o último dia do mês é chamado de "misoka" e o último dia do ano de "ômisoka".
A passagem de ano é, sem dúvida, a data mais importante no calendário japonês, festejada com práticas tradicionais que se prolongam por vários dias. Interessante é o forte cunho religioso incorporado, como um momento sagrado na vida de cada indivíduo e por tal razão desencadeando vários costumes rituais. A começar pelo "osoji", a faxina geral que deve ser feita até o fim do ano, cujo sentido não é só de limpeza do espaço físico mas também espiritual. O shogatsu é o marco zero para a renovação e recomeço.
A volta ao furo-sato, terra natal, para passar o shogatsu com os familiares, também dá uma mostra do quão relevante é a data. Os meios de transportes entre as províncias alcançam o pico máximo de passageiros, sendo difícil conseguir passagens para os dias do começo e fim do fuyu-yasumi, o feriado de inverno, a não ser com boa antecedência, e as estradas ficam completamente congestionadas.
Observando a maneira como os japoneses comemoram a passagem do ano, podemos compreender muito da filosofia de vida desse povo. Ainda há tempo para se misturar à multidão que visita os templos e imitá-los em seus rituais, renovando o espírito para o novo ciclo em nossas vida.


Passagem de Ano
Para os budistas, à meia-noite há a cerimônia religiosa Joya-no-Kane, que consiste em 108 badaladas dos sinos dos templos japoneses para comemorar a passagem para o Ano Novo. Os japoneses acreditam que estas badaladas servem como uma despedida das aflições que sofreram no ano anterior.
Muitas famílias passam o Ano Novo assistindo o Kohaku Utagassen, programa musical com cantores famosos e que já se tornou uma tradição no Japão.
Há também os que vão ver o primeiro nascer do sol do dia 01 de janeiro (Hi no dê).

Conheça um pouco mais sobre cada Tradição Japonesa:
Arroz, o ingre
diente da prosperidade.
O arroz ou gohan, em japonês, significa comida. Nesta culinária oriental é um ingrediente muito apreciado por representar prosperidade, riqueza e promessa de fartura. Cultivado em quase todas as regiões do país, este cereal é indispensável no preparo de diversos alimentos como o saquê, Su, Mirin e sushis. Na mesa japonesa as pessoas se servem de arroz aos poucos, evitando pegar uma quantidade maior a que poderá realmente consumir. É considerado de mau gosto desperdiçar o arroz, nem que seja um simples grão no prato.





Kadomatsu - Adorno para colocar na entrada da casa
O Ano Novo japonês começa, na realidade, vários dias antes, com inúmeros preparativos necessários, incluindo a decoração da casa. O kadomatsu é uma das peças decorativas mais tradicionais. Trata-se de um arranjo de ramos de pinheiro (símbolo de longevidade) , haste de bambu (símbolo de persistência) e galhos de ameixeira (símbolo de prosperidade). É colocado na entrada da casa para trazer sorte aos seus moradores.



Hatsumode - A primeira visita a um templo budista ou santuário shintoista no Ano Novo.
Muitos japoneses costumam acordar cedo no dia 1o de janeiro para fazer a primeira visita nas primeiras horas da manhã e aproveitar melhor o feriado. O objetivo da visita é rezar por saúde e felicidade no ano que está se iniciando. Algumas pessoas deixam para fazer essa peregrinação no decorrer da primeira semana de janeiro, sendo que os principais santuários do Japão recebem milhões de visitantes nos três primeiros dias do ano.
Mas não é só para rezar que se vai ao jinja ou otera, o hatsumode não deixa de ser também uma diversão, em que as jovens se vestem com coloridos quimonos e passeiam acompanhadas de familiares, amigos ou namorados.


Shimenawa - Adorno para colocar no portão da casa
Outro ornamento comum no Ano Novo. É um pedaço de corda de palha grossa e entrelaçada, com tiras de papel branco penduradas. Colocado no portão ou na entrada de uma casa, nele se amarram um cacho de laranja, um pedaço de alga marinha ou lagosta e folhas de samambaia, considerados amuletos. Acredita-se que uma casa com shimenawa é um lugar purificado para afastar maus espíritos e receber divindades.

Otoshidama - Presente em dinheiro dado às crianças
Ansiosamente aguardado pelas crianças japonesas, o otoshidama é o presente em dinheiro que pais e parentes dão no Ano Novo às crianças, para que elas possam comprar algo que desejam. A importância dada pode variar de 1.000 a 10.000 iens (R$ 18,00 a R$ 180,00). Talvez devido à redução do número de crianças no Japão, esse valor vem crescendo gradativamente.


12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, obrigado pela visita em comentario.
gostei do seu blog,
Meu filhos adoram o japao e eh nosso sonho um dia visitar isso tudo ai.
Troquemos ideias atraves do blog sim.

Abracos de Amsterdam,

Marlio.

27/12/06 23:40  
Anonymous Anônimo said...

Oi amiga, te mandei um e-mail ontem, vc recebeu???
Q frio hoje né? Parece mesmo q vai nevar. Adorei o q postou, fiquei sabendo um pouco mais...adoro vc!!!! Fique com Deus, bjsssssssss

28/12/06 00:44  
Anonymous Anônimo said...

Já to com saudades de vcs, hihi, espero q lá eles instalem logo o telefone.
Eu tb gostei de lá amiga, agora vou ter q fazer um faxinão, haha!!!!
beijinhos

28/12/06 02:09  
Blogger Ewerthon Tobace said...

Ola, obrigado pela visitinha no meu ploc. Espero ve-la mais vezes por la... gostei do seu blog tbem e sinto muito pelo seu Natal...
bjos e uma otima passagem de ano!
Para o alto e avante!

28/12/06 02:44  
Anonymous Anônimo said...

Obrigada pela visita..gostei muito daqui; vou voltar com certeza...legal as informacoes sobre o ano novo no Japao

28/12/06 03:22  
Anonymous Anônimo said...

Amiga eu to horrorizada com esse ser ai em cima!!!!! o q e isso meu Deus nimguem respeita nada hoje em dia!!!! Acho q vc deveria fazer uma denuncia e tentar rastrear quem fez isso, porque estou vendo ate ameaca de morte!!!!
Amiga te amo do fundo do coracao e se vc tiver q apagar o seu blog nos vamos entender... que pena q vai ser...
Voce e linda (ta LINDA NAS FOTOS)melhoras para o seu dedo do pe.
Deus te abencoe e te livrar de todo o mal
te adoro bjs

28/12/06 03:58  
Anonymous Anônimo said...

Oi amiga. Adorei sua visita no meu blog. Volte sempre. Assim como vc eu tb gosto de conhecer as diferentes culturas que existem pelo mundo. Gostei muito de conhecer como se comemora o ano novo. Muito interessante essa coisa da limpeza. Adorei vir aqui e virei mais vezes. Bj

28/12/06 07:52  
Anonymous Anônimo said...

Olá Linda, tudo bem ?
Amei toda a tua informação acerca do Japão, alguma já sei outra não.
Amo as culturas orientais, incluindo o Japão.
Essa coisa da limpeza também vou fazer.
Beijo p/ vocês e um Super 2007 c/ tudo de Bom e Muita Luz p/ a sua vida

28/12/06 08:52  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ana, obrigada pelo seu email.

Menina, nem te conto como eh minha vida aqui na Alemanha. No Brasil eu poderia dizer que eu estava bem na fita. Trabalhando, eu ja tinha me formado la e tudo mais. Mas devido a falta de inseguraca no Brasil e motivos pessoais ( como trabalho legal, chefe chato). Eu decidi voltar para Alemanha. Estou estudando e depois quero ficar mais um ano ou dois para trabalhar e ganhar dinheiro. Sei que a vida aqui nao eh facil, pois no Brasil temos mais mordomias. E alem disso a saudade bate forte no coracao. Eu estou aqui sozinha Deus! Depressao, nem me fale! Ana, sei que eh dificil, quando estamos em outro pais. E, infelizmente, nao percebemos o nosso crescimento tanto: pessoal, cultural e ate gramatical ( lingustico), quando estamos vivendo em outro pais. Este crescimento torna-se visivel somente depois, quand vc retorna a sua origem. Nossa ja escrevi demais! Mas nao fique triste, nao deixe a depressao te abater. Procure os pontos positivos e sorria para eles, vc descobri que a tristeza eh bem fraca perto da sua felicidade. ah! qualquer coisa pode contar comigo, que estou sempre por aqui (rrssr online).

Um abraco, Luciana
Esperai,rsrsrs que coisa horrivel este comentarios, que deixaram no seu blog. Que absurdo! Fico admirada de como existe gentinha, que nao tem nada melhor para fazer e fica escrevendo comentario no blog. Fiquei surpressa quando eu li!! Por isso estou comentando. Conselho, nao de importancia para este tipo de comentario.

28/12/06 16:19  
Anonymous Anônimo said...

Oi Annie..vim visitar seu cantinho e agradecer a visita. Adorei saber sobre essas tradicoes. Sabe q aqui é bem comum dar presente em dinheiro em algumas datas do ano... nao no fim do ano.

com certeza voltarei mais vezes viu!! :)
ah..aquele arranjo pra por na porta..muito bonito..:)

abracos..

28/12/06 18:19  
Anonymous Anônimo said...

Acho que tive sorte de nascer nissei no Brasil pois comemoramos o Natal e o Ano Novo, juntando as boas coisas das duas culturas.
Um grande abraço!

28/12/06 23:53  
Anonymous Anônimo said...

Adorei amiga!
Obrigada por partilhar conosco um pouco da cultura japonesa.
Mil beijinhos,

29/12/06 15:42  

Postar um comentário

<< Home