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Resumo aqui meus pensamentos, descobertas, frustrações, alegrias, tristezas, desejos... escrever para mim é terapia.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

A Dieta do Índice Glicêmico


A Dieta do Índice Glicêmico por Rick Gallop
Prática e extremamente fácil de seguir, a Dieta do Índice Glicêmico é o método ideal para quem deseja emagrecer de modo saudável e manter o novo peso de forma permanente. Mas seus benefícios não se limitam ao emagrecimento: ela também ajuda a prevenir doenças cardíacas, derrame, diabetes do tipo 2 e outros problemas causados pela obesidade.
Rick Gallop, que por 15 anos presidiu a Heart and Stroke Foundation of Ontario, no Canadá, desenvolveu este programa com base no princípio do índice glicêmico (IG), que classifica os alimentos de acordo com a velocidade com que eles elevam o nível de glicose no sangue. Os que têm IG baixo contêm poucas calorias, são mais nutritivos e proporcionam a sensação de saciedade – é neles que se fundamenta esta dieta.
Para que você possa saber exatamente o que deve comer durante as duas fases do programa, o autor criou um método muito simples, que agrupa os alimentos nas três cores de um sinal de trânsito:
Sinal vermelho: alimentos proibidos
Sinal amarelo: alimentos que podem ser consumidos na Fase 2
Sinal verde: alimentos liberados nas duas fases da dieta
Não será necessário contar calorias nem pesar ou medir alimentos para estabelecer as porções – todos os cálculos já foram feitos. Rick Gallop também fornece receitas deliciosas, listas de compras, dicas para comer em restaurantes sem escapulir do regime, sugestões de exercícios, informações sobre a prevenção de doenças e muito mais.
Com uma linguagem simples, sem jargões científicos, este livro, que já atingiu a marca de 1,5 milhão de exemplares vendidos em todo o mundo, pode se tornar o guia perfeito para você manter uma alimentação saudável e o peso ideal pelo resto da vida.
Rick Gallop travou sua própria batalha pessoal em busca do emagrecimento. Depois de experimentar várias dietas, descobriu o princípio do índice glicêmico (IG), criado pelo Dr. David Jenkins, da Universidade de Toronto, Canadá. Com base nesse conceito, ele desenvolveu a Dieta do Índice Glicêmico, um programa comprovadamente eficaz para o controle permanente do peso e a prevenção de doenças crônicas.
Seu método inclui uma combinação exclusiva de alimentos com IG baixo, que apresentam duas características essenciais: prolongam a sensação de saciedade e são de baixa caloria, por isso ajudam no emagrecimento.
Neste programa, o primeiro passo é consultar a tabela do índice de massa corporal para saber quantos quilos você precisa perder. Depois, basta optar pelos alimentos das categorias sinal verde e sinal amarelo e evitar os do grupo sinal vermelho, ou seja, os de IG alto, que elevam o nível de açúcar no sangue rapidamente, favorecendo o retorno da fome em pouco tempo, além de contribuírem para o surgimento de muitas doenças.
Por exemplo: carnes magras, peixes e a maioria das hortaliças, com IG baixo, estão na categoria sinal verde. Banana e iogurte light, com IG moderado, pertencem ao grupo sinal amarelo. Pão branco e batata frita, com IG alto, encontram-se no grupo sinal vermelho.
A Fase 1, que é a da perda de peso, pode durar de três a seis meses. Nesse período, só estão liberados os alimentos da categoria sinal verde. Na Fase 2, o objetivo é a manutenção do novo peso – as porções são reajustadas e entram em cena os alimentos do grupo sinal amarelo, além de quantidades moderadas de álcool e de chocolate e exercícios físicos.
Você pode permanecer na Fase 2 pelo tempo que desejar – e com toda a certeza viverá com muito mais saúde e disposição.
Li o livro e estou a fazer a dieta, estou gostando... vamos ver o resultado!

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